sexta-feira, 4 de maio de 2012

O Peregrino

“O PEREGRINO”
             Após alguns fatos recentes ocorridos, vim a indagar-me sobre o porquê de nossa existência na vida de nossos amigos e acabei lembrando-me de um livro que ganhei de meu tio  Arlindo do Paraná chamado de "O Peregrino", não sei se este livro ainda existe, acredito que sim, mas ele conta pelo que me lembro, a história de um jovem chamado "Cristão", que devia percorrer um caminho em busca de sua salvação individual, e este caminho tem muitos atalhos, armadilhas, perigos e uma série de contratempos, tornando esta jornada difícil, porém com um final compensador, tem ao longo do caminho, amigos, ajudantes e toda espécie de personagens que encontramos em nosso próprio caminho pessoal.
            Lembro-me das gravuras neste livro, onde o personagem "Cristão"  apresentava-se carregando um enorme fardo nas costas, que na verdade eram suas obrigações e pecados na vida terrena que ele teria que paga-las, este fardo sempre se apresentava aos meus olhos de criança como um enorme peso e até achava desproporcional ao tamanho do personagem "Cristão", mas...
            Recordando nesta época de minha vida, quase trinta anos após, vejo que este livro foi de uma importância extremamente grande, pois me dá mais uma vez  uma lição de vida, que já  havia esquecido; Assim como "Cristão", nós também temos nossos fardos a carregar durante nossa existência e por muitas vezes tentamos carregar o farto do "próximo", na ilusão de que poderemos minimizar esta difícil tarefa, fazemos isso por gostarmos destes amigos, ou por acharmos que é nosso destino... Sei lá... Até o momento não consigo achar termo melhor ou mais significativo. O caso é que: Este "Fardo", é PARTICULAR, não podendo ser levado por ninguém a não ser você mesmo, se ajudar alguém a carregar, fatalmente este "alguém", vai voltar ao caminho e fazer o percurso novamente, pois é a sua expiação e de mais ninguém.     Podemos sim nos ajudar  mutuamente , a mostrar o caminho ou servir de apoio, mas JAMAIS  carregar o fardo que não nos pertence, sob pena de atrapalhar ainda mais o crescimento  individual de quem gostamos.
           Descobri também que ao tentarmos fazer isso, deixamos de lado vários outros amigos que precisam de alguém para lhes indicar o caminho, ou mesmo para apoiá-los em desníveis deste terreno, como mencionei antes, este caminho é difícil, pedregoso, mas muitas vezes também encontramos descanso e segurança, pois nele tem "Anjos" também, que cuidam de todos nós individualmente; Se afastam  ou aproximam-se de nós conforme nossos atos, portanto aprendi nestes dias a lição  que havia esquecido. A mais de vinte anos não lembrava sonho algum, que eu  tivesse durante a noite, e que é gratificante ou mesmo importante em nossas vidas  que isso aconteça, é uma forma de nosso anjo nos dizer “Ei meu amigo, eu estou aqui,  você quer que eu fique ao seu lado? ou quer que eu vá embora?”
            Todos nós temos esta escolha, queira Deus que saibamos escolher a resposta correta.
            Um grande abraço a todos os nossos anjos e amigos que se fazem presentes em nossas vidas
diariamente.
                                                                                                                  Jaime Hemming

Um comentário:

  1. Gostei muito do texto,pois temos mania de querer aliviar as coisas para nossos filhos, ou pessoas a quem se quer bem. Na verdade, cada um deve passar por aquilo que lhe está determinado.
    Abraço,
    Inês

    ResponderExcluir